Compartilhe

4 dicas de como estudar para o Enem pelo Instagram

16/08/2019

Já nascidos na era digital, a geração Z é caracterizada pela facilidade de lidar com as questões tecnológicas e é muito familiarizada com a internet e com as possibilidades que ela oferece. Prova disso é o sucesso do Instagram. A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos conquistou adeptos dessa geração e, atualmente, é usada até para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Você que está se preparando para o Enem, já parou para checar quanto tempo gasta no Instagram? Tem pessoas que passam de 5 a 6 horas diárias no aplicativo. É muito tempo! Que tal gastar parte deste tempo estudando para o Enem e vestibulares?

DICA: Se quiser saber quanto tempo passa no Instagram, basta acessar as opções do seu perfil e clicar em ‘Sua Atividade’ (disponível em algumas versões).

Se liga nas dicas de estudos que preparamos para você estudar para o Enem e vestibulares pelo Instagram.

1 – Separe os perfis

Se você quer estudar para o Enem utilizando o Instagram, mas quando abre seu feed pessoal está cheio de fotos de amigos, familiares e outros meios de entretenimento que podem tirar o seu foco dos estudos, que tal criar uma conta separada só para os estudos!? Assim você pode filtrar as páginas e hashtags (#) que deseja acompanhar sem precisar ficar pulando aquilo que não é necessário no momento e perdendo tempo de estudo.

E já que estamos falando em tempo, alguns aparelhos permitem que você estipule o período máximo para gastar na rede social. É só você dar uma olhadinha nas opções do seu perfil e, se a função já estiver disponível para o seu Instagram, você coloca o seu tempo e ativa a notificação para ele te avisar a hora de fechar o aplicativo.

 

2 – #StudyGram e outras hashtags

Já ouviu falar em Studygram? O termo que une as palavras study (estudo em inglês) e Instagram foi criado para se referir aos perfis voltados para os estudos. Esses perfis, na maioria das vezes, são de estudantes que já passaram em algum vestibular e compartilham suas dicas com os que estão na fase de estudos.

Usando a #StudyGram é possível conferir milhões de postagens com diversos assuntos relacionados aos estudos.

Para quem está estudando para o Enem, a dica é usar a versão brasileira da hashtag e aproveitar os conteúdos focados nas disciplinas que serão cobradas na prova. Por meio da #StudyGramBR vocês podem conferir milhares de publicações, desde conteúdos resumidos, testes até dicas de estudos.

#studygrambr

Além do #StudyGramBR, existem outras hashtags que podem te ajudar nos estudos: #Enem, #DicasEnem, #RedacaoEnem, #Matemática, #Literatura, #Vestibular etc. Aproveite e siga todas agora mesmo!

3 – Salve Posts e Crie Coleções

Imagino que você tenha um cronograma de estudos onde separa um tempo para estudar cada uma das disciplinas que o Enem cobra, não é mesmo?! Com isso, geralmente dedicamos mais tempo para aquelas matérias que nos trazem mais dificuldade, e um tempo menor para as que já somos craques e só precisamos dar aquela revisada.

No Instagram, você pode salvar uma publicação que acha interessante para poder ver depois. É só clicar no marcador que fica do lado direito da publicação. Depois, você vai nas opções do seu perfil, entre na opção ‘Salvos’ e pode criar coleções para dividir os conteúdos de cada disciplina, além de outras opções. Por exemplo: Matemática, Biologia, História, Dicas de Redação etc.

colecoes instagram

Se você separar por coleções, pode te ajudar a otimizar o tempo, já que o conteúdo estará todo separado e organizado para você estudar. Assim, você não precisa ficar procurando a postagem por minutos.

5 – Mapas Mentais

Estudar para uma prova do tamanho do Enem não é fácil, são muitos conteúdos para aprender e as vezes é complicado memorizar tudo o que precisa. Os mapas mentais estão fazendo o maior sucesso nos #StudyGrans e são uma ótima opção para auxiliar nesse momento.

Geralmente, nos mapas mentais há uma informação principal como base, que vai se dividindo para informações secundárias que ajudam a lembrar de todo o conteúdo que está relacionado através de resumos, palavras-chave, desenhos e cores.

Veja o exemplo abaixo:

mapa mental siu

 

O mapa mental do Sistema Internacional de Unidades (SIU), por exemplo, relacionou com as unidades básicas: metro, quilograma, segundo, ampère, kelvin, mol e candela, correspondentes, respectivamente, às grandezas fundamentais comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa.
Fonte: BRASIL ESCOLA ENEM