Compartilhe

Enem 2018: gabaritos oficiais estão disponíveis

14/11/2018

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado nesta quarta-feira, 14 de novembro. As respostas das provas aplicadas nos dias 4 e 11 deste mês são apenas para conferência dos estudantes, já que recursos não serão recebidos.

Os estudantes poderão notar que uma questão de Matemática foi anulada. A decisão foi tomada depois que o Inep constatou que o item já tinha sido usado em um Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que é proibido.

O gabarito oficial não contém a resolução das questões, que pode ser conferida na Correção Comentada do Enem 2018 feita pelo Brasil Escola em parceria com o Oficina do Estudante.

Clique nas cores para fazer o donwload

1º Dia – 4/11 Cores dos cadernos
Gabaritos AZUL AMARELO BRANCO ROSA LARANJA VERDE
Provas AZUL AMARELO BRANCO ROSA LARANJA VERDE

 

2º Dia – 11/11 Cores dos cadernos
Gabaritos AZUL AMARELO CINZA ROSA LARANJA VERDE
Provas AZUL AMARELO CINZA ROSA LARANJA VERDE

O caderno laranja é adaptado para braile e ledor, enquanto a prova verde é em LIBRAS. As demais provas são distribuídas aleatoriamente entre os participantes.

O Inep também disponibiliza no site oficial do Enem 2018 as provas Ampliada e Superampliada.

Como calcular minha nota?

As notas das provas objetivas do Enem são calculadas por meio de um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia o padrão dos acertos de cada participante, para determinar se houve chute ou não. Por isso, não é possível o estudante calcular sua pontuação no Enem com base no número de questões acertadas, já que participantes com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes por causa do padrão de respostas.

Saiba mais sobre o cálculo da nota do Enem

Fonte: Brasil Escola