Compartilhe

Examinando a química: dicas para as provas de biológicas

26/03/2018

Nos principais vestibulares, todos os alunos fazem provas de todas as disciplinas. Então, as disciplinas de exatas são tão importantes para os alunos de humanas, quanto as disciplinas de humanas são importantes para os alunos de exatas. Dessa maneira, dedicar-se às disciplinas com as quais não se tem muita afinidade torna-se importante.

De maneira geral, quando o objetivo for otimizar o aprendizado acadêmico, algumas orientações são fundamentais:

  • Ter horário e local reservados para os estudos.
  • Organizar um calendário viável de estudo diário. Isso significa criar metas possíveis de serem alcançadas. A escolha de metas que não possam ser cumpridas torna desestimulante o processo de aprendizagem.
  • Ter todo o material necessário.
  • Acompanhar a evolução dos estudos por meio de provas e simulados, além de rever estratégias de estudo que não estejam sendo eficientes

 

A aprendizagem de diferentes disciplinas exige estratégias apropriadas. No caso do estudo de Química, algumas dicas podem ser úteis para melhorar o aprendizado dessa matéria:

1º) Ler a teoria antes de resolver exercícios, buscando entender cada termo utilizado no material estudado. Sempre que possível, procure se informar sobre as diferentes aplicações práticas e a relevância que o tema do estudo tem. Assim, o conteúdo passa a ter mais sentido, o que favorece a retenção da informação.

2º) Estude alguns exercícios resolvidos. Uma coisa é estudar a teoria, outra é verificar como o assunto pode aparecer nas provas.

3º) Resolva exercícios sobre o tema estudado. Procure começar pelos exercícios mais fáceis; isso traz motivação e confiança para encarar problemas mais complexos. Neste momento, não é indicado ficar muito tempo em um único problema. Caso você não consiga resolver um exercício (e isso vai acontecer), dedique, no máximo, dez minutos a ele e passe para o próximo. Procure ajuda para resolvê-lo e, depois de uma semana, mais ou menos, tente refazê-lo.

Esses três passos irão se repetir em cada assunto estudado.

Por fim, procure respeitar o seu ritmo de estudo, pois cada um tem o seu. Tentar acompanhar o ritmo de outra pessoa pode trazer decepção e, consequentemente, diminuir sua motivação. Superar os obstáculos na busca pelo conhecimento e ver os professores como aliados são atitudes importantes para quem quer ressignificar seu próprio aprendizado na Química ou em qualquer outra disciplina.

Lembre-se de que aprender algo novo exige dedicação, perseverança e energia, porém, a satisfação do aprendizado compensa o esforço, além de fazer você um candidato mais competitivo.

 
Fonte: Uol Educação